Inclusão em pauta: Encontro Nacional de Acessibilidade reúne Tribunais Eleitorais
Tribunal foi pioneiro na criação de Coordenadores de Acessibilidade e aprimora vistorias em locais de votação
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) está participando do III Encontro Nacional de Acessibilidade, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de avaliar ações de acessibilidade para eleições, aproveitando a experiência de todos os Tribunais.
No primeiro dia (05), os representantes dos TREs discutiram temas como a criação de um manual único para Coordenadores de Acessibilidade, ações para incentivar a participação de pessoas deficientes no processo eleitoral (candidatos ou colaboradores da JE), formas de motivar a atualização do cadastro com dados sobre deficiências, vistoria unificada dos locais de votação, transporte de eleitores com dificuldade de locomoção, entre outros assuntos. No último dia, haverá a participação da presidente do TSE, ministra Carmem Lúcia, e novas discussões sobre a atuação da Justiça Eleitoral nesse importante tema que abrange milhares de eleitores.
O TRE de Sergipe está colaborando com sua rica experiência na área de Acessibilidade, como os procedimentos de vistoria de locais de votação, com protocolo específico já em aplicação há várias eleições, e na atuação de Coordenadores de Acessibilidade, tendo sido citado e parabenizado por outros TREs por ter sido o criador e primeiro a implementar essa ação no Brasil, ainda em 2008.
Representando o TRE-SE, participam das atividades o secretário da Comissão de Acessibilidade, Marcelo Gerard Almeida de Andrade, e a chefe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Caroline Valeriano Damascena.
Audiodescrição: foto da mesa do evento composta por quatros mulheres. Sendo três mulheres brancas e uma mulher negra.