TRE-SE marcou presença em eventos da Semana da Consciência Negra
O objetivo foi promover reflexões por um futuro com mais igualdade e justiça social
Nos dias 20, 21 e 22 de novembro 2024 aconteceu, na sede do Tribunal de Justiça em salvador-BA, o 7º encontro nacional de juízas e juízes negros (ENAJUN), no 4º fórum nacional de juízas e juízes contra o racismo e todas as formas de discriminação (FONAJURD).
Representou o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), a Juíza da 31ª Zona Eleitoral e vice-presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento de Assédio e Discriminação, Elaine Celina Afra da Silva Santos. A magistrada participou também da “IV caminhada negra” organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O percurso incluiu um roteiro turístico que abordou o período da escravidão, passando por pontos relacionados à capoeira, religiões de matriz africana, irmandade dos homens pretos, carnaval, afroempreendedorismo e personagens negros da capital baiana.
A juíza destacou a importância de eventos como esse, não apenas para as magistradas e os magistrados negros, mas para toda a sociedade, que precisa se ver representada nas instituições públicas. “Ter pessoas negras em posições de poder é um forma de garantir a diversidade e a equidade no acesso à Justiça e na prestação jurisdicional”, disse Elaine Afra.
Ela aproveitou a oportunidade para saudar a recente publicação da Resolução 598/2024, do Conselho Nacional de Justiça, que institui o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial.