TRE-SE recebe prêmio Cidadania e Boas Práticas durante o XXII CODEJE
O projeto premiado leva educação política e cidadania a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas
Na manhã de hoje (6), durante o XXII Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), no Rio de Janeiro, o projeto Socioeducação e Cidadania, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), foi agraciado com o prêmio Cidadania e Boas Práticas.
Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o Brasil apresentaram trabalhos que são considerados de interesse no sentido de promover a cidadania e de melhorar a gestão e a atuação das Escolas Judiciárias. A secretária da EJESE, Lídia Cunha Mendes de Matos, e o juiz membro do TRE-SE e diretor da EJESE, Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, apresentaram o projeto, acompanhados do assessor de imprensa e comunicação social do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Ricardo Ribeiro.
A iniciativa da EJESE foi eleita a terceira melhor prática de cidadania do país. O projeto consiste na apresentação da palestra do projeto Eleitora e Eleitor do Futuro a jovens internos da Unidade de Cumprimento de Medidas Socioeducativas. Essas(es) adolescentes conheceram e manusearam a urna eletrônica. Com a parceria entre a EJESE e a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), no referido estabelecimento, a unidade de Atendimento Biométrico Itinerante (ABI) atuou: foram emitidos títulos de eleitor e ofertados os serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral. Em trabalho com a 34ª Zona Eleitoral (Nossa Senhora do Socorro), foi implantada a primeira seção eleitoral na unidade de internato, isso possibilitou que os jovens participassem do processo democrático.
As melhores práticas produzidas por EJEs foram escolhidas durante o XXII CODEJE por votação secreta, utilizando a urna eletrônica. Participaram do processo de escolha os assessores de comunicação dos TREs, diretores, assessores e secretários das Escolas Judiciárias. O projeto é uma parceria entre TRE-SE e a Secretaria da Educação de Sergipe e leva educação política e cidadã a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.