Projeto “Eleitora e Eleitor do Futuro” recebe alunos da rede particular de ensino
O objetivo é estimular o exercício da cidadania e apresentar a dinâmica do processo eleitoral
Na última sexta-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), recebeu a visita de noventa alunas(os) do Colégio Salesiano com idade entre 11 e 17 anos. A programação faz parte do projeto “Eleitora e Eleitor do Futuro”, que estimula o exercício da cidadania, apresenta a dinâmica do processo eleitoral, esclarece dúvidas além de fortalecer o conhecimento sobre a história das eleições e da Justiça Eleitoral brasileira.
Às(Aos) futuras(os) eleitoras(es) foram apresentadas as dependências do Tribunal. Na Seção de Urnas, a servidora Mônica Prado (chefe) explicou o funcionamento da urna eletrônica. Depois alunas e alunos manusearam a urna eletrônica. Visitaram também o Centro de Memória Eleitoral (CEMEL), observaram a documentação, objetos e textos sobre a história das eleições. Aprenderam, ainda mais, sobre a história eleitoral de Sergipe.
A importância do cadastro eleitoral e do voto, o enfrentamento à desinformação e a participação política foram assuntos debatidos com as(os) estudantes na palestra ministrada pelas servidoras Lídia Matos (coordenadora da EJESE), Cássia Polito e Roberta Feitosa (assistentes da EJESE) e Amanda Casado (assistente da Ouvidoria).
De acordo com Lídia Matos: “A iniciativa tem o propósito de incentivar a prática da cidadania entre as(os) jovens e de esclarecer sobre a importância do processo eleitoral para a democracia no país.”
Com a interação, as(os) estudantes sentiram-se motivados. Informaram que, no colégio Salesiano, será promovido um processo eleitoral para escolha de representantes de turma. O evento está programado para acontecer no mês de março do corrente ano.
Audiodescrição: Ao fundo, paredes com plotagem colorida, contendo informações sobre a história eleitoral de Sergipe. Em primeiro plano, alunos recebem mais informações da monitora.