Segunda Reunião de Análise da Estratégia de 2024
Objetivo foi apresentar o Plano de Integridade do TRE/SE
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou, na última Sexta-feira, 26 de julho, a segunda Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do ano de 2024, reunindo o Conselho de Governança para discutir o Plano de Integridade do TRE-SE.
A reunião foi aberta pelo presidente do TRE/SE, desembargador Diógenes Barreto, que deu as boas-vindas aos participantes e, em seguida, passou a palavra ao diretor-geral, Rubens Lisboa. O diretor-geral destacou a importância das reuniões do Conselho de Governança do TRE/SE. Em seguida, a servidora Jurene Barreto Santos, gestora do Núcleo de Apoio à Governança e Integridade (NAG), explicou que o Plano de Integridade foi elaborado para cumprir as diretrizes de governança e os requisitos dos órgãos de controle, alinhando-se com os princípios de integridade pública.
Durante a explanação, Jurene destacou os compromissos do Brasil e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no combate à corrupção. Falou dos princípios de governança e a adesão a valores normatizados, demonstrando o Programa de Integridade do TRE/SE graficamente. A apresentação ressaltou a importância do comprometimento da Alta Administração, das unidades responsáveis e das instâncias de integridade às diretrizes, aos limites e aos padrões adotados.
A especialista sublinhou o posicionamento do TRE/SE no âmbito nacional, baseado na avaliação criteriosa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), mostrando que o tribunal se encontra bem avaliado em comparação ao panorama nacional. Além disso, foi apresentado o selo de validação das ações de integridade pela Alta Administração, que será utilizado em campanhas, comunicados e no site do tribunal, sempre que uma ação esteja relacionada à integridade.
O Plano de Integridade do TRE/SE é composto por cinco mecanismos essenciais: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Ao final da apresentação, o desembargador Diógenes Barreto enfatizou a importância do tema para a instituição e submeteu o plano à apreciação do Conselho de Governança e da Comissão Gestora da Estratégia. Após a votação, o Plano de Integridade do TRE/SE foi aprovado por unanimidade.
Participaram da reunião a vice-presidente e corregedora Ana Lúcia Freire de Almeida dos anjos; os juízes Hélio de Figueiredo Mesquita Neto (Juiz membro do TRE-SE e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe), Cristiano César Braga de Aragão Cabral (Juiz membro do TRE-SE e Gestor das Metas Nacionais do CNJ); Breno Bergson Santos (Juiz Membro do Colegiado); a juíza membro do TRE-SE e ouvidora regional eleitoral Dauquíria de Melo Ferreira.
Audiodescrição: a imagem mostra 13 pessoas sentadas (nove homens e quatro mulheres) e uma mulher em pé fazendo uma explanação.