Estudantes de Estância visitam a sede do TRE-SE
A visita faz parte do projeto Jovem Eleitor
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebeu na última terça (11) estudantes do ensino médio do Centro de Excelência Senador Walter Franco (Estância-SE). A visita faz parte do projeto Jovem Eleitor, criado pela Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), em parceria com a Seduc (Secretaria de Estado da Educação e da Cultura) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Os estudantes foram acompanhados pelos professores Valdomiro dos Santos e Newiton dos Santos. O professor Valdomiro é o responsável pelo projeto “Cinema e Cidadania”, iniciativa apoiada pela Fapitec e administrada pela Universidade Federal de Sergipe, que intermediou a visita na sede do TRE-SE.
As(os) alunas (os) foram recepcionados no Plenário Fernando Ribeiro Franco pela servidora Lídia Matos (secretária da EJESE) e por Elielson Souza (analista judiciário), que apresentaram as etapas do processo eleitoral e tiraram dúvidas das(os) estudantes. A servidora Lídia Matos destacou que o TRE é o Tribunal da democracia e fez um panorama da história da Justiça Eleitoral falando sobre a evolução do processo de votação até a urna eletrônica, o que são as fake news e como combater a desinformação, além de destacar a importância do poder do exercício da cidadania no dia a dia.
Num breve testemunho de sua história, o servidor Elielson Souza (natural do município de Estância) aproveitou a visita das (os) jovens, conterrâneos, e contou um pouco de sua trajetória até se tornar um servidor concursado do TRE-SE. “Foram muitas barreiras que precisei ultrapassar. Hoje tenho muita satisfação quando vejo jovens como vocês, que têm orgulho de mostrar o que são, de ostentar o black power e que batalham por seus sonhos”, disse Elielson.
Em seguida, os jovens visitaram o Centro de Memória Eleitoral (CEMEL), administrado pela servidora Carmen Luiza Cardoso. Eles conheceram o acervo do TRE-SE e aprenderam mais sobre a trajetória da Justiça Eleitoral sergipana.
Finalizando a visita, as(os) alunas(os) conheceram o Setor de Urnas, sob responsabilidade da servidora Mônica Prado (técnico judiciário). Eles foram instruídos sobre o funcionamento das urnas, aprenderam sobre as camadas de segurança e criptografia de proteção, preparação para as eleições e outros assuntos pertinentes. Por fim, eles simularam uma votação.
Audiodescrição: Em primeiro plano várias pessoas fazem pose para um registro fotográfico.