Ouvidoria registra mais de 4 mil atendimentos de 1º de janeiro a 21 de maio em 2024
WhatsApp é o canal preferido dos eleitores sergipanos, representando 68% dos atendimentos
No período de 1º de janeiro a 21 de maio de 2024, a Ouvidoria Eleitoral de Sergipe realizou 4.021 atendimentos, representando um aumento expressivo em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números revelam uma crescente demanda da população por informações e suporte junto à Justiça Eleitoral.
Quanto às interfaces de contato, o atendimento via WhatsApp foi o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores, correspondendo a 68% dos atendimentos. Dúvidas quanto ao título eleitoral representam 62% dos atendimentos, evidenciando a relevância desse tema para os eleitores sergipanos.
O período que antecedeu o prazo de fechamento do cadastro eleitoral, ocorrido em 8 de maio de 2024, foi marcado pelo aumento significativo dos atendimentos. Entre os dias 22 de abril e 8 de maio, a Ouvidoria Eleitoral estendeu seu horário de atendimento e realizou plantões extras para auxiliar os eleitores nas dúvidas relacionadas ao prazo final, agendamento de serviços, transferências e atualizações de dados no cadastro eleitoral (revisão) pela internet.
Vale destacar que nos últimos três dias para o prazo de 8 de maio (fechamento do cadastro) foram registradas 1.195 demandas: 267 (em 6/5/24), 412 (em 7/5/24) e 516 (em 8/5/24). Assim, em apenas três dias foram registradas mais demandas que em todo o mês de abril/24 e mais da metade dos atendimentos de todo o ano de 2023.
A Dra. Dauquiria de Melo Ferreira, Juíza Ouvidora Eleitoral, elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe da Ouvidoria, formada pelas servidoras Vanda dos Santos Gois, Chefe do Núcleo Administrativo da Ouvidoria Eleitoral, Maria do Carmo Vasconcelos Pinto, Amanda Souto Casado de Carvalho, Isabella Melo Aguiare da estagiária Maria Alice Santana de Jesus, bem como dos servidores Rafael Barbosa dos Santos, Jurene Barreto Santos, Silvânia Martins de Santana e da estagiária Juliana Ferreira Souza, cedidos pelo diretor-geral Rubens Lisboa para auxiliar os trabalhos. A magistrada agradeceu, ainda, o trabalho de divulgação desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE/SE.
Por meio do acesso à Ouvidoria, o(a) cidadã(o) pode tirar dúvidas, reclamar, denunciar, criticar, elogiar e dar sugestões sobre os serviços prestados pela Justiça Eleitoral em Sergipe, bem como obter informações, tudo em conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e à Lei de Acesso à Informação. A chefe do Núcleo Administrativo da Ouvidoria Eleitoral destaca a “Ouvidoria da Mulher”, canal para que as pessoas possam apresentar notícias sobre violência política pelo gênero.
Para contatar a Ouvidoria, basta utilizar o WhatsApp (79) 99948-1969 com atendimento automático 24 horas e por atendente de 7 às 13 horas (segunda a sexta). A Ouvidoria também disponibiliza o Telefone (79) 3209-8777 (segunda a sexta das 7 às 13 horas). Acesse também o Balcão Virtual da Ouvidoria(atendimento pelo zoom de segunda a sexta das 7 às 13 horas). Se preferir, preencha o Formulário eletrônico. A Ouvidoria Eleitoral está localizada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (Endereço: CENAF, Lote 7, Variante 2 , Aracaju/SE, no horário de 7 às 13 horas).
Audiodescrição: foto em ângulo fechado, mostra uma mão segurando uma caneta, esferográfica azul, apontando um gráfico crescente.