15 jovens com síndrome de Down regularizam e emitem o 1º título eleitoral.
A ação é fruto de uma parceria entre o TRE-SE e a Cidown
Na manhã desta terça-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade, promoveu uma ação de regularização e emissão do primeiro título eleitoral direcionada aos jovens com síndrome de Down.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o TRE-SE e a Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown). O evento já acontece desde 2021 e tem por objetivo amplificar a inclusão de pessoas com Down no processo eleitoral.
O grupo foi recebido pela equipe de servidoras e servidores do Núcleo de Atendimento ao Eleitorado (NAE). Os jovens, além de emitir o documento pela primeira vez, puderam regularizar pendências no cadastro eleitoral (no caso, os que já possuíam o título).
A ação desse ano recebe o nome: “Chega de rótulos! Abaixo o capacitismo!” Para Sueli Magalhães, presidente da Cidown, “a iniciativa é de fundamental importância para mostrar a sociedade que o jovem com síndrome de Down é capaz e tem direitos. Ter o título e votar oportuniza o pleno exercício da cidadania”, explicou.
A servidora do TRE-SE Caroline Damascena, chefe do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade, falou da satisfação de promover o atendimento. “O evento de hoje é um mecanismo de inclusão dessas pessoas, inserindo-as no processo democrático e evidenciando o compromisso da Justiça Eleitoral em garantir a todas e todos o exercício do direito ao voto”.
Após serem atendidos, os jovens participaram de uma eleição simulada. Eles foram orientados sobre a utilização da urna eletrônica.
Audiodescrição: ao fundo uma cabine de atendimento ao eleitor, com um atende verificando um documento. Em primeiro plano, a eleitora com síndrome de down possui cabelos lisos (na altura dos ombros), sentada olhando para o lado esquerdo sendo atendida.