AMIB promove campanha "Orgulho de Ser Intensivista 2024"
O objetivo é destacar o papel crucial dos médicos intensivistas
A campanha "Orgulho de Ser Intensivista - 2024", promovida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), busca reconhecer e valorizar o papel dos médicos intensivistas na recuperação de pacientes críticos e objetiva sensibilizar a sociedade e gestores de saúde sobre a importância desses profissionais, que atuam num dos campos mais desafiadores da medicina.
Ao longo da campanha, a AMIB pretende compartilhar histórias de sucesso, dados e estatísticas que evidenciam a eficiência do cuidado intensivo, bem como discutir os desafios enfrentados pelos intensivistas, como as desigualdades regionais e as diferenças entre o setor público e privado. A iniciativa também visa romper com o estigma das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), muitas vezes vistas como locais de desfecho fatal, e valorizar a atuação dos intensivistas na recuperação de pacientes críticos.
A peça âncora da campanha é o vídeo "Guardiões da Esperança", desenvolvido pelo publicitário Samuel Normando. O lançamento do vídeo ocorreu em uma live especial no dia 1º de agosto, com a participação do ator Tony Ramos, que compartilhou sua experiência recente em uma UTI após uma cirurgia de emergência. Em seu depoimento, Tony Ramos destacou a importância do trabalho dos intensivistas, afirmando ser um exemplo "vivo e efetivo" da eficiência desses profissionais.
Além da live e do vídeo, a AMIB realizou uma coletiva de imprensa no mesmo dia, na qual diretores da associação apresentaram dados sobre o perfil dos pacientes adultos nas UTIs brasileiras. O levantamento, parte do Projeto UTIs Brasileiras, revelou que quase 90% dos brasileiros internados em UTIs conseguem alta e seguem suas vidas, um dado que reforça a importância e a eficiência do cuidado intensivo no país.
Entretanto, o estudo também alertou para as desigualdades regionais no acesso e na qualidade do atendimento em UTIs. A pesquisa detalhou o perfil dos pacientes atendidos e as principais causas de internação. Para acessar o estudo completo, clique aqui.
Além de enfatizar a importância dos intensivistas, a AMIB faz um apelo pelo fortalecimento de políticas públicas voltadas para a capacitação e valorização desses profissionais.
Audiodescrição: Marca da campanha em fundo branco com legenda em azul e vermelho.