Confira a edição de outubro de 2024 do informativo Plenarium
A matéria de capa apresenta o primeiro turno das Eleições 2024
O informativo PLENARIUM destaca o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 em Sergipe. O pleito aconteceu dentro da normalidade esperada.
A primeira Matéria Especial ressalta o Selo de Linguagem Simples, conquistado pelo TRE- -SE. O selo é iniciativa do CNJ e busca promover a transparência, facilitar o entendimento e garantir que as(os) cidadãs(ãos) compreendam melhor os textos e os procedimentos legais, reduzindo barreiras e aproximando da Justiça a população.
A segunda Matéria Especial evidencia as voluntárias e os voluntários da Justiça Eleitoral de Sergipe, que ganharam destaque nacional em reportagem que foi veiculada pelo Jornal Hoje (Rede Globo).
A terceira Matéria Especial disserta sobre as visitas institucionais do diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa, às zonas eleitorais. A ação visou, entre outras metas, identificar as principais demandas dos cartórios eleitorais e discutir sobre os desafios para eleições municipais de 2024.
A quarta Matéria Especial apresenta os processos julgados pelo TRE-SE no mês de setembro. Foram julgados mais de 200 processos ao longo de 17 sessões plenárias.
A coluna ACONTECEU traz os principais fatos de setembro de 2024: TRE-SE e Polícia Militar definiram Plano de Segurança para as Eleições 2024; Jailsom Leandro de Sousa tomou posse como membro substituto do TRE-SE; TRE-SE e SULGIPE discutiram estratégias para garantir o fornecimento de energia nas eleições de 2024; ministra Cármen Lúcia reuniu-se com os presidentes dos TREs para discutir eleições municipais; TRE-SE realizou a geração de mídias que foram utilizadas nas urnas eletrônicas; Justiça Eleitoral em Sergipe preparou as urnas para o 1º turno das eleições; TRE-SE realizou reunião com a PM-SE e a Guarda Municipal; presidente do TRE-SE recebeu observadores eleitorais.
A coluna Criatividade & Inovação enfatiza o projeto Conhecer para Desjudicializar. O foco foi atuar preventivamente para reduzir a judicialização no período eleitoral e incentivar campanhas mais éticas e sustentáveis. Por fim, o quadro Memória Eleitoral pontua sobre a Carta aos Brasileiros, subscrita por professoras(es), advogadas(os), políticas(os) e estudantes. Foi lida pelo professor Goffredo da Silva Telles Júnior na Universidade de São Paulo, em 1977, no evento que reuniu estudantes, personalidades e cidadãs(ãos).
Que você tenha agradável leitura!
ASCOM