19ª ZE faz reunião com candidatos a prefeito dos 5 municípios
Os municípios da circunscrição são Propriá (sede), Japoatã, São Francisco, Telha e Amparo de São Francisco
Na manhã daquarta-feira (25), no auditório do Fórum JuizJoão Fernandes de Britto, o juiz eleitoral Evilásio Correia de Araújo Filho, o representante do Ministério Público Edyleno Ítalo Santos Sodré, a chefe de cartório, Valéria Maria dos Santos, e o servidor do TRE-SE Israel Macedo Carvalho (analista judiciário – SJD) reuniram-se com os candidatos aos cargos majoritários dos municípios que compõem a 19ª Zona Eleitoral: Propriá (sede), Japoatã, São Francisco, Telha e Amparo de São Francisco. Discutiu-se o projeto “Eleições Limpas”. Em pauta, a propaganda eleitoral nos últimos dias do pleito, condutas vedadas, atuação dos fiscais de partido no dia eleição e a comemoração após o pleito.
O juiz eleitoral abriu a reunião comentando sobre o projeto Eleições Limpas: ressaltou que devem ser removidos toda a propaganda eleitoral em até 30 (trinta) dias após a eleição, e o bem no qual foi afixada o material publicitário deve ser restaurado, se for o caso (art. 121 da Res. TSE n. 23.610/2019). O material de propaganda eleitoral deve ser encaminhado a associações ou a cooperativas de reciclagem logo após o dia da eleição. Devem ser descartados adequadamente os materiais não recicláveis.
O representante do Ministério Público evidenciou que é preciso manter o “jogo limpo” durante os últimos dias de campanha. Chamando a atenção no sentido de que não se deve produzir fake news ede que se deve evitar conflitosr elacionados a eventos de propaganda. Disse que éobrigação decandidatas e de candidatos atuar de forma leal e incentivar apoiadoras, apoiadores e coligações a fazerem do mesmo modo.
A chefe de cartório, Valéria Santos, com Israel Macedo discorreram reforçando sobre procedimentos concernentes à propaganda eleitoral nos últimos dias do pleito, sobre as condutas vedadas, sobre a atuação dos fiscais de partido no dia eleição e sobre a comemoração após o pleito.
Audiodescrição: registro de um auditório com algumas pessoas sentadas e quatro pessoas na frente do público para uma apresentação.