Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro no Colégio Salesiano Aracaju
O TRE-SE prestou apoio na eleição e na diplomação de líderes de turma

No mês de março, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe participou, por intermédio do projeto Eleitora e Eleitor do Futuro, do programa institucional do Colégio Salesiano – Aracaju, que promoveu a eleição e a diplomação de líderes de turma. Várias unidades do TRE-SE estiveram envolvidas no processo.
No dia 11 de março, a Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) realizou, no auditório do Colégio Salesiano, a palestra para estudantes, as(os) quais se candidataram ao cargo de líder de turma. Pelo TRE-SE, participaram a assessora da Escola Judiciária Eleitoral, Lídia Matos, e o servidor Elielson Souza. As(os) alunas(os) aprenderam sobre o processo eleitoral, a logística de organização das eleições e a composição do Tribunal.
No dia 14, as(os) jovens candidatas(os)vieram ao TRE-SE acompanhadas(os) do coordenador da Pastoral do Colégio, Felipe Bastos, e pelo coordenador de comunicação, Anderson Peralta. As(os) alunas(os) conheceram o plenário, onde são realizadas as sessões de julgamento, depois foram recepcionados no Centro de Memória Eleitoral (CEMEL) pela servidora Carmen Luiza Nascimento. Por fim, foram recebidas(os), na Seção de Administração Urnas(SEAUE), pela chefe,Mônica Prado, e pelo servidor Manoel Marcondes.
No dia 18, aconteceu a eleição das(os) líderes de turma no Colégio Salesiano. As(os) estudantes que ganharam a eleição serão responsáveis por identificar as necessidades da turma, estimular o bom relacionamento com a coordenação eviabilizar a tomada de decisões. A Seção de Administração de Urnas do TRE-SE preparou três equipamentos, que foram levados ao colégio para que o eleitorado votasse com celeridade e segurança. De acordo com informações do Colégio Salesiano, foram registradas 98 candidaturas, demonstrando o interesse das(os) estudantes.
Na segunda-feira (31), aconteceu a cerimônia de posse e diplomação de líderes e vice-líderes. Na ocasião, as(os) eleitas(os) receberam os certificados, expedidos pelo TRE-SE por intermédio da EJESE. As servidoras Lídia Matos e Cássia Polito participaram da solenidade.
O Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro é uma ação essencial para estimular o exercício da cidadania, incentivar jovens a participarem da vida política desde cedo e evidenciar a importância de manter a democracia. A parceria com o Centro de Memória Eleitoral e com a Seção de Administração de Urnas contribui para divulgar a história da Justiça Eleitoral e para que a sociedade confie cada vez mais na instituição.