Campanha “Tia Vera Contra a Desinformação nas Eleições” apresenta resultados positivos em Sergipe
Mais de 600 pessoas foram entrevistadas em três cidades diferentes
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A campanha “Tia Vera Contra a Desinformação nas Eleições”, lançada em agosto de 2024, teve um impacto significativo na sociedade sergipana. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios das notícias falsas, a ação foi divulgada nas rádios locais de três municípios: Aracaju, Itabaiana e Aquidabã.
Na última quinta-feira, 13 de fevereiro, representantes das unidades envolvidas no projeto reuniram-se com os professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Profa. Dra. Zenith Maria Costa Dalabrida, do Departamento de Psicologia, e Prof. Dr. Claudomilson Fernandes Braga, do Departamento de Comunicação Social, para discutir os resultados obtidos e apresentar um relatório qualitativo. A unidade de dados estatísticos apresentou análise detalhada com base na pesquisa realizada. Foram entrevistadas mais de 600 pessoas nas três cidades mencionadas.
De acordo com o relatório, a grande maioria dos entrevistados reconheceu que a desinformação é um problema significativo para a sociedade, especialmente no contexto eleitoral. A pesquisa indicou que o impacto das notícias falsas gera desconfiança entre os eleitores, o que reforçou a importância da campanha e a discussão sobre o tema.
O coordenador do Núcleo de Criatividade e Inovação, Paulo Sérgio de Santana Silva, expressou grande satisfação com os resultados: “Constatar, por meio da pesquisa de campo, que houve um impacto positivo no público-alvo desse projeto é muito gratificante e nos incentiva a inovar cada vez mais na prestação de serviço à população. Esses resultados confirmam a importância de se investir para promover a cidadania e a integridade das eleições.”
A campanha “Tia Vera Contra a Desinformação” veiculou 12 spots (anúncios de rádio), nos quais a personagem Tia Vera foi interpretada por Ada Campos. A ação também contou com a colaboração de outras vozes, como André Frossard, Júnior Lima, Marcelo Barreto, João Lover, Samara Júlia e Luigi Abdias, que deram vida a diversos personagens, contribuindo para a narrativa da campanha.
O projeto foi idealizado pelo i9SE, com apoio do Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do GNova Lab e da Comissão de Enfrentamento à Desinformação, presidida pelo juiz membro do TRE-SE Hélio Mesquita.
Participaram da reunião, além da equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto composta por Rosa Márcia e Hermano de Oliveira (diretoria-geral), Elielson Souza (Escola Judiciária), Micheline de Deus (sessão de processamento) e Paulo Sérgio (i9SE), que coordenaram e criaram os materiais da campanha, os representantes de outras unidades: Ada Campos (Seção de Otimização de Processos Organizacionais), Vanda Santos Góis (Ouvidoria), Samara Júlia (Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade), Ana Clara Oliveira (ASCOM), Lauryanne e Rafael Barbosa dos Santos (Seção de Acompanhamento de Dados Estatísticos).
Audiodescrição: registro fotográfico de 12 pessoas em uma foto em frente de um slide da campanha.