Fale com a Ouvidoria Regional Eleitoral do TRE-SE e tire dúvidas, faça elogios e sugestões.

Resgate Histórico

Pesquisa acadêmica revela eleitorado feminino de 1933 no acervo do TRE-SE

Pesquisa acadêmica revela eleitorado feminino de 1933 no acervo do TRE-SE
Pesquisa acadêmica revela eleitorado feminino de 1933 no acervo do TRE-SE

O TRE-SE mais uma vez reafirma sua relevância na preservação da memória eleitoral do estado e do país. Por meio do acervo histórico da Seção de Gestão de Documentos Eletrônico e Arquivo (SEDEA), foi possível atender a uma pesquisa acadêmica de grande valor histórico: o levantamento do eleitorado nacional em 1933, com foco no quantitativo de eleitoras mulheres para o pleito da Assembleia Nacional Constituinte. A pesquisa foi conduzida pelas doutorandas Melissa Vicente (FGV) e Andressa Rovani (Unicamp), solicitada via Ouvidoria, que buscaram informações sobre os boletins eleitorais da época, documentos fundamentais para identificar a parcela feminina do eleitorado naquele momento da história brasileira.

O TRE-SE, por meio da equipe do arquivo, onde os servidores Adenilda Pereira da Silva, Ida Conceição Andrade de Melo e José Guilherme Mendes de Farias, realizaram uma cuidadosa busca no acervo e disponibilizaram materiais essenciais para o estudo. Os documentos localizados incluem os Editais de Convocação que eram publicados no Diário Oficial do estado, que compreendem 129 páginas retiradas da Hemeroteca do acervo histórico do tribunal e contêm os nomes dos eleitores(as) e seus respectivos números de título eleitoral. Além disso, a Listagem Final, com 35 páginas também provenientes da Hemeroteca, apresenta informações completas sobre os eleitores convocados para o pleito de 1933. Outro documento fundamental foi o levantamento do Quantitativo de Eleitores de Sergipe, que detalha a quantidade de eleitoras(es) aptos em todo o estado. Este trabalho ressalta não apenas o compromisso do TRE-SE com a memória e a transparência histórica, mas também a importância da preservação documental para estudos acadêmicos e para a compreensão da evolução do processo eleitoral no Brasil.

1/ Galeria de imagens

As pesquisadoras destacaram a importância do trabalho realizado pelo tribunal, ressaltando a presteza e a qualidade do atendimento prestado. Em nota, enfatizaram: “É surpreendentemente positivo saber que nossa busca tenha gerado interesse genuíno pela memória das eleições no Brasil e foi acolhida com tanta relevância e engajamento pela equipe deste Tribunal. Parabéns pelo trabalho primoroso de preservação e divulgação dos dados com tanta presteza, auxiliando a nós pesquisadores, no registro e reflexão sobre a história da república brasileira”

A SEDEA continua à disposição de pesquisadores e interessados na história eleitoral do estado, reafirmando seu papel fundamental na construção e divulgação do conhecimento histórico e democrático do país.

Clique no link a seguir para acessar o Acervo Digital (Atom) do TRE-SE <https://arquivodigital.tre-se.jus.br/index.php/?sf_culture=pt_BR>.

Meios de contato para solicitação de pesquisa:

Ouvidoria do TRE-SE

E-mail da Sedea: sedea@tre-se.jus.br

Audiodescrição: foto em preto e branco com 5 mulheres brancas de mãos dadas na frente de um protesto.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido