IV Fórum de Enfrentamento à Desinformação. Dia 4 de abril, em Aracaju
O objetivo é promover reflexões sobre o impacto da desinformação nas eleições e discutir estratégias de combate

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) e da Comissão de Enfrentamento à Desinformação (CEDE), realizará, no dia 4 de abril, o IV Fórum de Enfrentamento à Desinformação. O evento objetiva fomentar o debate sobre os desafios da desinformação no cenário eleitoral.
A programação é voltada para juízas e juízes eleitorais, promotoras e promotores eleitorais, advogadas e advogados que atuam no Direito Eleitoral, jornalistas, representantes de partidos políticos, estudantes universitários e demais interessados no tema. A vice-presidente e Corregedora Regional Eleitoral do TRE-SE, Desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, fará a abertura oficial do Fórum, às 8h30.
O juiz membro do TRE-SE e diretor da EJESE, Hélio Mesquita, apresentará o tema “A importância da escola judiciária eleitoral e da comissão local para o enfrentamento à desinformação”. O credenciamento, iniciará as 8h.
A primeira exposição será sobre “Tecnologia, Mídias Digitais e Desinformação Eleitoral”, com o desembargador Cláudio Luís Braga Dell'Orto (Diretor da Escola da Magistratura do TJ-RJ e Mestre em Direito). A mesa de exposições será mediada por Jillian Roberto Servat (Assessor-chefe da EJE/TSE e Analista Judiciário do TRE-PR).
Em seguida, abordando os “Impactos da Desregulação das Mídias Sociais para os Processos Eleitorais e a Democracia”, a professora Dr.ª Tatiana Güenaga Aneas (Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFS e Pós-doutora pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital) apresentará sua visão de acadêmica e pesquisadora do assunto.
A terceira exposição, intitulada a “Efetivação da Política de Enfrentamento à Desinformação pela Justiça Eleitoral”, será conduzida por Vitor de Andrade Monteiro (Analista Judiciário do TRE-AL, Doutorando em Direito Constitucional pela Universidad Complutense de Madrid e Pesquisador do Observatório Complutense de Desinformación).
Às 12h, será lançado o livro “Inteligência Artificial para Eleições (mais) Livres, Justas e Eficientes”, de autoria de Frederico Franco Alvim, Vitor de Andrade Monteiro e Rafael Rubio Núñez.
As inscrições podem ser feitas acessando o link a seguir.Inscreva-se aqui. O evento terá certificação de 4h.
Audiodescrição: Retângulo preto com a marca do evento escrita nas cores amarela e branca.