Modernização de equipamentos promete maior eficiência no julgamento de processos
Atualização traz benefícios operacionais e ambientais, elevando a qualidade do serviço público

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) concluiu hoje (18) uma importante atualização tecnológica dos dispositivos eletrônicos utilizados pelos juízes membros na bancada do pleno. O Upgrade (melhoria) busca atender ao princípio da economicidade no uso dos recursos públicos, notadamente porque trará maior eficiência no julgamento dos processos submetidos à análise do TRE-SE. Os antigos monitores foram substituídos por novos modelos, com a introdução de desktops mini e dois monitores touchscreen para cada membro da Corte.
O uso da nova tecnologia tem potencial de proporcionar ganhos significativos em diversos aspectos. Além de permitir maior celeridade nos julgamentos, a mudança também visa aprimorar a acessibilidade, a produtividade, a ergonomia e a economia de energia. Os novos equipamentos contribuirão para que os magistrados manuseiem os votos e façam consultas de forma mais rápida, o que resultará em maior agilidade nas decisões.
Segundo Walter Alves de Oliveira Filho, servidor da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação responsável pela instalação, “O novo layout, com os dois monitores touchscreen, foi projetado para garantir uma experiência mais intuitiva e ergonômica aos membros. Com telas sensíveis ao toque, a interação com os sistemas de informação se torna mais eficiente, evitando sobrecarga física e mental durante os longos períodos de trabalho. A acessibilidade também foi um fator importante na escolha dos novos equipamentos”, explicou o especialista.
A disponibilização de dois monitores por integrante facilitará o acompanhamento simultâneo de diversos processos, aumentando a produtividade das sessões. A possibilidade de visualização simultânea de documentos, votos e outros sistemas torna o trabalho mais dinâmico e reduz a necessidade de alternar entre telas e abas.
O presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, destacou que além dos benefícios operacionais, a mudança também traz vantagens ambientais e econômicas. Os novos desktops (tipo mini) utilizam menos energia, alinhando-se ao Plano de Logística Sustentável da Justiça Eleitoral sergipana.
Audiodescrição: em primeiro plano dois monitores sobre uma mesa.