XXIII Codeje em Maceio-AL
O evento reúne representantes das Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o país

O XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) está sendo realizado na cidade de Maceió-AL. Representando o Tribunal Regional de Sergipe (TRE-SE) participam o juiz membro Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), a secretária da EJESE, Lídia Cunha Mendes de Matos,e o assessor de imprensa e comunicação social, Ricardo Ribeiro Augusto Ferreira Ribeiro.
O evento conta com a presença da ministra Vera Lúcia e do ministro Joelson Costa Dias. A programação acontece no hotel Ritz Lagoa da Anta e tem a finalidade de promover o debate sobre boas práticas e inovações na educação eleitoral.
As palestras, oficinas e mesas-redondas trazem temas como a linguagem simples na comunicação pública, inteligência artificial aplicada à educação eleitoral e acessibilidade. Além das discussões técnicas, o encontro também contará com momentos culturais e visitas institucionais.
Por sugestão do presidente do Colégio dos Diretores das Escolas Judiciárias da Justiça Eleitoral, Desembargador Jorge Luiz Dall'agnol, o diretor da EJESE, Dr. Hélio Mesquita, será homenageado em nível nacional, em reconhecimento à sua atuação à frente da Escola Judicial Eleitoral de Sergipe.
As Escolas Judiciárias Eleitorais têm como missão promover atividades, cursos e programas voltados para a educação eleitoral, a participação cidadã e o incentivo à produção científica relacionada ao Direito Eleitoral. Projetos como o "Eleitora e eleitor do Futuro" e “Jovem eleitor” são desenvolvidos pelas EJEs junto a estudantes e têm como foco a formação política e cultural de jovens eleitores.
O Codeje
O Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) foi criado em julho de 2013, em Recife (PE). Entre seus objetivos estão: a integração e o aperfeiçoamento das Escolas, o intercâmbio entre as EJEs com a permanente troca de experiências funcionais e administrativas, o desenvolvimento de ações com a finalidade de incentivar o interesse pelo estudo, pesquisa e produção científica no âmbito de sua competência, a fixação de critérios e a uniformização da atuação das Escolas Judiciárias, respeitando a autonomia e peculiaridades de cada região. Também é função do Colégio representar as Escolas Judiciárias perante o Tribunal Superior Eleitoral.
Audiodescrição: dois homens e uma mulher posam em frente de um banner para registro fotográfico.