PLENARIUM destaca mudança em 909 seções eleitorais
O voto do indígena e o App Pardal também são destaques
A matéria de capa da edição de outubro de 2020 do informativo PLENARIUM refere-se as mudanças de seções eleitorais. 909 seções eleitorais foram extintas em Sergipe. E 186.693 eleitores votarão em outras seções, no mesmo local de votação. A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor baixe o aplicativo e-Título para consultar o seu local de votação e o número da respectiva seção. O aplicativo permite, inclusive, a integração com o Waze e o Google Maps.
A primeira matéria especial evidencia que 294 eleitores índios, do Povoado Ilha de São Pedro, inscritos na 133ª seção eleitoral, município de Porto da Folha (18ª ZE) , votarão nas Eleições 2020. Os mesários que atuarão na referida seção são índios da própria comunidade. S egundo o Cartório E leitoral, eles são escolhidos pela experiência em eleições passad a s e pela voluntariedade em trabalhar nas eleições.
A segunda matéria especial destaca que o Aplicativo Pardal, que é gratuito para ser usado em smartphones e tablets e que a cada eleição, está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play . A ferramenta possibilita aos eleitores denunciarem infrações durante as campanhas eleitorais, atuando como fiscais da eleição e importantes atores no combate a irregularidades.
Tópicos da colun a ACONTECEU : Comissão de Respeito à Diversidade e Enfrentamento à Vulnerabilidade: entrevista com a Dra. Alice Pag an. O tema: t ransgenerização; TRE-SE promove Seminário para Jornalistas com foco nas eleições; Plano de S egurança das Eleições foi apresentado aos Juízes Eleitorais; Central de LIBRAS; TRE-SE retoma os julgamento s presenciai s.
O nosso Memória Eleitoral refere-se ao primeiro modelo de título eleitoral, confeccionado ainda nos tempos do império. O instrumento se consolidou pelo Decreto 3.029, de 1880, conhecido como Lei Saraiva.
Clique no próximo link e acesse o conteúdo: Revista PLENARIUM.
Que você tenha agradável leitura!
Equipe ASCOM.