TRE-SE alerta sobre a necessidade de se prevenir contra a Covid-19
Nesta matéria, informações sobre a Covid-19 e medidas preventivas
Conforme disse o presidente, Des. Roberto Porto, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) está totalmente empenhado no sentido de conter o avanço da Covid-19. Com o agravamento da pandemia, o órgão, a partir de hoje, adota o trabalho remoto. E servidores, magistrados e membros seguem à risca os protocolos de segurança sanitária.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, na sessão de hoje do TSE, prestou homenagem às vítimas da Covid-19 e se referiu ao recorde de mortes da última quarta-feira: 1.840 pessoas perderam a vida no Brasil. E Lamentou: “Estamos batendo recordes negativos. Algumas dessas mortes eram, como em toda parte do mundo, inevitáveis, mas muitas eram evitáveis. Infelizmente estamos vivendo um momento de desvalorização da vida em que pessoas nos deixam e passam a ser tratadas puramente como números. É muito triste o que está acontecendo no Brasil...”
O TRE-SE está solidário nesta luta e, a seguir, apresenta informações e medidas preventivas contra a Covid-19. Cumprindo esses ensinamentos, muitas vidas podem ser salvas!!!
Os sintomas da COVID-19 podem ser uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza até uma pneumonia severa. Sintomas mais comuns: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato (anosmia), alteração do paladar (ageusia), distúrbios gastrintestinais (náuseas, vômitos, diarreia), cansaço (astenia), diminuição do apetite (hiporexia), dispneia (falta de ar).
Como o vírus da Covid-19 é transmitido – transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão contaminada, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como se proteger
1. Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Isso deve ser ampliado quando estiver em ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
2. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo. Não tocar olho, nariz, boca ou a máscara de proteção com as mãos não higienizadas. Se tocar olho, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
3. Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre você e outra pessoa em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mão. Adote um comportamento sem contato físico.
4. Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
5. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
6. Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
7. Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
8. Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
9. Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes. As máscaras de tecido (caseiras/artesanais) funcionam como uma barreira física, em especial, contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.
Se eu ficar doente
Se estiver doente, com sintomas compatíveis com a COVID-19: febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, evite contato físico com outras pessoas (os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos). Procure imediatamente os postos de triagem nas Unidades Básicas de Saúde / UPAS ou outras unidades de saúde. Após o encaminhamento consulte-se com o médico. Com o diagnóstico, o médico vai orientá-lo(a) e prescreverá os medicamentos que você deverá usar. O médico poderá solicitar exames complementares. Inicie o tratamento prescrito imediatamente. Mantenha seu médico informado da evolução dos sintomas durante o tratamento e siga suas recomendações. Use máscara o tempo todo.
Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
Depois de usar o banheiro, lave as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso mantendo a tampa fechada, pia e demais superfícies com álcool, água sanitária ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – para desinfecção do ambiente.
Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
O lixo produzido precisa ser separado e descartado.
Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70% ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70%, água sanitária, ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo, seguindo as recomendações abaixo:
1. Mantenha a distância mínima de 1 metro entre a pessoa infectada e os demais moradores.
2. Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária, álcool 70% ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
3. Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores devem ficar em distanciamento conforme orientação médica.
Fonte: Ministério da Saúde.