Jornada do Usuário Cego
Objetivo
O projeto Jornada do Usuário Cego visa entender melhor a experiência das usuárias e usuários cegos, ou que tenham baixa visão, ao utilizarem os serviços digitais oferecidos pelo TRE-SE, buscando identificar pontos de dores, barreiras e oportunidades de melhorias, de forma a adequar os nossos serviços às suas necessidades.
Fundamentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
16.3 Promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
10.2 Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.
10.3 Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.
Metodologia
Buscar-se-á a contribuição de entidades que representam as pessoas com deficiência visual em Sergipe, de forma a garantir uma participação relevante e significativa desse público no projeto. Será realizada uma reunião de aproximação inicial e contato com a realidade dos usuários cegos na utilização do site do TRE-SE.
Posteriormente, serão realizadas oficinas para mapeamento da jornada de usuário com a participação de pessoas cegas e com o apoio das entidades representativas, para alguns dos principais serviços oferecidos pelo tribunal. Nessas oficinas, será mapeada a experiência atual dos usuários cegos e, após a identificação de dores, barreiras e oportunidades de melhoria, serão propostos mapas de serviços que representem uma experiência mais adequada para a necessidade desses usuários, os quais serão validados posteriormente por esse público.
A principal ferramenta metodológica a ser utilizada será o quadro de Jornada de Usuário e Mapa de Serviço, com apoio de algumas outras ferramentas do Design Thinking como o Mapa de Empatia e a Matriz Criativa.
Cronograma
Atividade |
Datas |
Reunião com Entidades Representativas |
25/01/2023 |
Estudo sobre Jornada de Usuário |
Agosto/2023 |
Realização de Oficinas |
Setembro/2023 |
Pesquisa Etnográfica |
Outubro |
Redefinição de Mapas de Serviços |
Outubro a Novembro/2023 |
Validação com Usuários |
Janeiro a Fevereiro/2024 |
Resultados Esperados
Ao final do projeto, espera-se que :
- Os mapas de serviços redefinidos representem uma melhoria perceptível para o público de interesse deste projeto;
- As propostas de melhoria sejam encaminhadas para implementação pelas unidades responsáveis.
Equipe
Nome |
Unidade |
Caroline Valeriano |
NSA |
Paulo Sérgio |
!9SE |
Oona Karina |
CASIN |
Walter |
SEAPU |