Tia Vera contra a Desinformação nas Eleições

Desenvolvimento:

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o GNova Lab - Laboratório de Inovação em Governo da ENAP, que se propõe a desenvolver soluções inovadoras em projetos com instituições do governo federal para que o serviço público possa responder com mais eficiência às demandas dos (as) cidadãos (ãs).

Segundo o site do o GNova Lab, “As parcerias que desenvolve com órgãos da Administração Pública Federal são moduladas de acordo com o desafio a ser enfrentado. Geralmente, esses projetos são desenvolvidos em ciclos que envolvem: imersão nos problemas, ideação, prototipagem e teste de soluções. Ao longo desses ciclos, o laboratório utiliza metodologias ágeis e abordagens multidisciplinares inspiradas no design, nas ciências sociais e na economia comportamental. Todos os projetos geram capacidade inovadora nas equipes dos órgãos parceiros, que participam e aprendem fazendo ao longo do processo”.

Com a aplicação da metodologia (especialmente a realização de pesquisa etnográfica, mediante entrevistas presenciais ou online, com 25 pessoas da capital e do interior de Sergipe, sendo 15 eleitores, três magistrados e uma assessora, quatro representantes de partidos, três professores e alunos de mestrado ou doutorado e um jornalista de TV), o problema/desafio foi refinado para:

Como podemos demonstrar o impacto negativo das notícias falsas para que os eleitores reduzam a sua circulação?


Na fase de ideação, o time de inovação decidiu desenvolver o seguinte protótipo de solução:


Uma campanha em rádio para que o eleitor possa conhecer os efeitos negativos das notícias falsas e não disseminar desinformação.


O teste do protótipo foi feito com a colaboração de 34 participantes, que responderam a um questionário para aferir sua expectativa, ouviram três spots de rádio (roteirizados e gravados pelo time de inovação) e, após, responderam a dois questionários para aferir suas reações e eventuais sugestões.


Os roteiros foram elaborados em formato de diálogos, em linguagem simples, com uma personagem batizada de Tia Vera. Utilizando um veículo de comunicação de grande cobertura, pretende-se atingir, preferencialmente, um público a partir dos 45 anos de idade, que compreende as pessoas mais suscetíveis à desinformação, o que demonstra o caráter inovador da iniciativa.


Após a aplicação do protótipo com cerca de 32 eleitores, os resultados mensurados foram os apresentados abaixo:


Considerando validado o protótipo, o time de inovação está na fase de roteirização e gravação, com auxílio da Assessoria de Comunicação e o uso de recursos técnicos adequados, de uma série de spots para serem veiculados, no período de agosto a outubro, em emissoras de rádio parceiras do TRE-SE no Pacto contra Desinformação nas Eleições, assinado em fevereiro deste ano. Após a completa veiculação da campanha, será realizada uma pesquisa de campo, em parceria com o Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, a fim de se mensurar os impactos no público-alvo do projeto.

 

Campanha Tia Vera Contra a Desinformação nas Eleições


Os spots de rádio de Tia Vera estão disponíveis na página da campanha

Fundamentação

Metodologia

O projeto foi desenvolvido utilizando-se a metodologia Design Thinking, com suporte das Ciências Comportamentais aplicadas a Políticas Públicas, onde se buscou identificar mecanismos que pudessem ser ativados para incentivar comportamentos desejados ou, inversamente, desestimular aqueles considerados indesejados.

Foram entrevistadas(os) magistradas(os), eleitoras(es), especialistas da academia e jornalistas. A solução idealizada tem como objetivo demonstrar, em linguagem simples, os impactos negativos das notícias falsas nas pessoas, buscando ativar os mecanismos comportamentais ensejadores de mudança de atitude, a exemplo da motivação intrínseca, expectativas sociais e imagem pública.

Frise-se que se buscou alternativas aos métodos usualmente empregados em ações de enfrentamento da desinformação, os quais têm sido concentrados na checagem ativa das notícias (debunking) e cooperação das plataformas digitais, ao que chegamos a mecanismos de filtros preventivos (prebunking) com ativação emocional.

Na etapa de validação do protótipo, foram aplicadas pesquisas quantitativas e qualitativas com eleitoras e eleitores, as quais corroboraram o impacto desejado nas pessoas, demonstrado pela intenção declarada em adotar ou reforçar os comportamentos positivos em relação às notícias falsas, concomitante a uma indução à reflexão sobre seus efeitos nocivos.

Cronograma

Atividade

Datas

Responsáveis

Execução

Imersão no problema

23/02 a 29/02/24

i9-SE e GNOVA

100%

Mapa de atores e planejamento da pesquisa de campo

01/03 a 15/03/24

i9-SE e GNOVA

100%

Pesquisa etnográfica com atores do processo

15/03 a 11/04/24

i9-SE

100%

(27 entrevistas)

Redefinição do problema e Mapa de Insights

12/04 a 18/04/24

i9-SE

100%

Ideação e definição da solução 

19/04

i9-SE e GNOVA

100%

Definição de Protótipo e esboço

26/04 a 02/05/24

i9-SE

100%

Planejamento e realização dos testes

03/05 a 16/05/24

i9-SE

100%

Resultado dos testes e iteração do protótipo

17/05 a 10/06/24

i9-SE e GNOVA

100%

Aprendizados dos testes e planejamento da execução da campanha

11/06 a 05/07/24

i9-SE e GNOVA

100% 

Produção da campanha

01/07 a 15/07/24

i9-SE

50% 

Apresentação da campanha para emissoras de rádio

15/07 a 31/07/24

i9-SE

 100%

Mentoria sobre a execução do projeto

29/07 a 02/08/24

i9-SE e GNOVA

 75%

Divulgação da campanha

01/08 a 31/10/24

i9-SE

50% 

Acompanhamento da campanha

02/09 a 31/10/24

i9-SE e GNOVA

 50%

Avaliação da campanha

04/11 a 15/11

i9-SE e GNOVA

 

Benefícios à Sociedade

- Incremento da percepção dos malefícios da desinformação nas eleições, refletido por uma maior suscetibilidade do público de interesse ao fenômeno da desinformação;

- Esclarecimento e simplificação de informações relacionadas ao processo eleitoral;

- Fomento à circulação de conteúdos verídicos e estímulo à verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos;

- Priorização de parcela do eleitorado pouco alcançado pelas campanhas de desinformação já realizadas.

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Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

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Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

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O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

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