Tribunal Regional Eleitoral - SE
Secretaria Judiciária
Coordenadoria de Gestão da Informação
Seção de Legislação e Jurisprudência
PORTARIA Nº 724, DE 19 DE AGOSTO DE 2024
Dispõe sobre delegação de atribuições administrativas ao(à) Diretor(a)-Geral e ao(à) Secretário(a) de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade e dá outras providências.
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SERGIPE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 28, inciso XLVIII, do Regimento Interno (Resolução TRE/SE 187/2016),
RESOLVE:
Art. 1º Delegar ao(à) Diretor(a)-Geral e, em seus afastamentos e impedimentos legais, ao(à) respectivo(a) substituto(a) para praticar os seguintes atos administrativos, bem como os atos relacionados a Orçamento, Finanças e Contabilidade (Ordenador de Despesas):
I. designar servidores(as) para integrarem comissões, inclusive as comissões de licitação, contratação, recebimento e fiscalização, salvo comissão especial que deva ser designada pela autoridade máxima do órgão;
II. designar pregoeiro(a) e integrantes da equipe de apoio;
III. aprovar os planos de trabalho relativos a Convênios e instrumentos congêneres;
IV. autorizar a instauração de procedimentos de licitação, contratação direta e alterações contratuais, considerando, nas hipóteses de contratações diretas até o limite previsto no inciso lI do art. 75 da Lei 14.133/2021, a prescindibilidade de emissão do Formulário para Instauração da Contratação, previsto na Instrução Administrativa TRE/SE n.º 23;
V. aprovar as alterações contratuais até os limites previstos nos incisos I e II do art. 75 da Lei 14.133/2021;
VI. aprovar as contratações diretas, com posterior ratificação do Presidente, nos casos exigidos pela Lei licitatória (Leis 8.666/93 e 14.133/2021);
VII. decidir sobre a forma de utilização de bens permanentes e de consumo inservíveis, bem como sua alienação e baixa quando inúteis, após proposta da Comissão de Desfazimento;
VIII. assinar, juntamente com o Gestor Financeiro, independentemente de seu valor:
a. anulação de empenho;
b. emissão de empenho; e
c. reforço de nota de empenho.
IX. gerenciar/assinar as ordens de pagamento no SIAFI;
X. conceder suprimentos de fundos, ou o instrumento jurídico que venha a substituí-los, e homologar as respectivas prestações de contas;
XI. autorizar a inscrição de despesas na conta "Restos a Pagar", definidas no art. 36 da Lei 4.320/1964 e nos arts. 67 e 68 do Decreto 93.872/1986;
XII. reconhecer as despesas de exercícios anteriores, na forma do art. 37 da Lei 4.320/1964 e do art. 22 do Decreto 93.872/1986, até o limite previsto no inciso II do art. 75 da Lei 14.133/2021;
XIII. aplicar as penalidades de suspensão e de impedimento de licitar e de contratar, isoladamente ou em conjunto com outras penalidades, e extinguir contrato administrativo, na forma do Capítulo VIII da Lei n° 14.133/20214, exceto a pena de declaração de inidoneidade para licitar ou contratar, relacionadas às licitações e contratações administrativas;
XIV. aplicar a penalidade de multa relacionada às licitações e contratações administrativas, isoladamente ou em conjunto com a penalidade de advertência;
XV. autorizar a inclusão de usuário(a), como também a alteração de perfil de usuário no SIAFI;
XVI. lotar os(as) servidores(as) nas diversas unidades e designar os(as) substitutos(as) daqueles investidos em cargo ou função comissionada, em suas faltas ou impedimentos;
XVII. autorizar a participação e inscrição de servidores(as) em cursos e similares;
XVIII. conceder promoção e progressão funcional a servidores(as) efetivos do quadro de pessoal deste Regional;
XIX. expedir apostilas nos diversos atos relativos a pessoal;
XX. autorizar o pagamento de indenizações, gratificações, adicionais, auxílio-natalidade e auxíliofuneral, nos termos dos arts. 51 a 76 e 226 da Lei 8.112/1990;
XXI. autorizar o ajuste de contas de servidor(a) que perder o vínculo com este Tribunal;
XXII. interromper as férias de servidor(a) nas hipóteses do art. 80 da Lei 8.112/1990;
XXIII. conceder os auxílios, licenças, concessões e afastamentos previstos na Lei 8.112/1990 e nas Resoluções e Portarias que são aplicáveis a este Regional;
XXIV. autorizar a averbação de tempo de contribuição de servidor(a).
Art. 2º Delegar ao(à) Secretário(a) de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade, em seus afastamentos e impedimentos legais, ao(à) respectivo(a) substituto(a), as seguintes atribuições:
I. promover a abertura, a movimentação e o encerramento das contas vinculadas à execução das contratações de serviços continuados
II. aprovar a alteração do cronograma físico-financeiro das contratações de obras ou serviços de engenharia;
III. autorizar a liberação da garantia prestada pelo contratado, de acordo com o previsto na Lei licitatória (leis 8.666/93 e 14.133/2021);
IV. instaurar os processos para aplicação de penalidades administrativas.
Art. 3º As delegações de que trata esta Portaria têm por objetivo agilizar o processo decisório em questões administrativas ordinárias.
§ 1º Sendo conveniente e oportuno, e com autorização da Presidência, o(a) Diretor(a)-Geral poderá subdelegar aos(às) Secretários(as) qualquer das atribuições do art. 1º.
§ 2º No desempenho de quaisquer das atribuições do art. 1º, o(a) Diretor(a)-Geral, ou o(a) respectivo(a) substituto(a) ou subdelegado(a), atenderá ao interesse público e observará a legislação pertinente a cada caso.
Art. 4ºA Presidência poderá revogar, a qualquer tempo, total ou parcialmente, as atribuições delegadas por meio desta Portaria.
Art. 5º A Presidência decidirá de recursos das decisões tomadas por delegação e resolverá dúvidas ou omissões porventura suscitadas na aplicação desta Portaria.
Art. 6º Esta Portaria vigorará a partir da data de sua assinatura, retroagindo seus efeitos a 23/02/2024, até o fim do mandato da(o) Presidente que a subscreve, e revogando a Portaria 389/2024.
PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
DIÓGENES BARRETO
Presidente
Este texto não substitui:
- o publicado no Diário de Justiça Eletrônico do TRE/SE de 21/08/2024, págs. 3/5.
- o republicado, "por erro na numeração dos incisos", no Diário de Justiça Eletrônico do TRE/SE de 28/08/2024, págs. 3/5.